Por Alex Vieira /
Você já experimentou a sensação de assistir a um filme, um episódio de série ou até mesmo uma propaganda com o volume no zero?
Garanto que, se fizer isso como uma primeira experiência com um vídeo, suas sensações serão completamente diferentes em comparação a uma segunda vez, utilizando o recurso auditivo.
É incrível — e indiscutível — a importância da trilha sonora e dos elementos de áudio em uma peça visual.
Vai além de assistir à sua série favorita com dublagem em outro idioma, por exemplo (os personagens nem parecerão os mesmos).
Mais importante que uma moldura para a tela ou que a maquiagem para um rosto: o áudio é peça fundamental para qualquer mensagem em vídeo.
Tamanha é sua relevância que ouso dizer que o cinema antigo — em seus primórdios, com atores sem fala — e os primeiros desenhos animados se apoiavam em dois pilares fundamentais para serem exaltados em suas épocas e continuarem sendo vistos como obras incríveis até os dias de hoje: primeiro, o talento e o brilhantismo dos atores e dos criadores; e segundo, a trilha musical, que envolvia e dava o tom da emoção e da mensagem — fazendo o coração da audiência pulsar no ritmo da emoção de Chaplin ou da loucura de Mickey Mouse, mesmo sem que se ouvisse uma única palavra.
O piano que embalava uma sessão em uma pequena sala de cinema funcionava como a bateria de uma escola de samba funciona hoje em um desfile de Carnaval.
Não importa a cor (ou a sua ausência) naquilo que os olhos estão vendo.
Nem o investimento em incríveis efeitos visuais em uma cena de ação.
Nem o quão tenso possa ser um trailer de filme de terror.
O que realmente faz o corpo reagir… é a trilha.
O cuidado com o áudio, a qualidade da captação da fala e as escolhas certeiras para os momentos de trilha musical são fundamentais tanto para o sucesso de um filme artístico quanto para o engajamento de uma mensagem comercial.
Creio que Henry Mancini e Alan Silvestri poderiam endossar minhas singelas opiniões.
Alex Vieira é roteirista da Faro Mídia, publicitário de formação, músico e pai do Giovani.