Por Alex Vieira /
Minha jornada de trabalho começou bem cedo.
Foi no comércio da família que aprendi, talvez, o meu maior valor nas relações humanas – e, naturalmente, nas comerciais: entender as pessoas.
E não falo apenas da obviedade da interação:
“Você tem isso?” / “Pronto, aqui está!”.
Trata-se de uma leitura mais profunda, que vai além da lista de compras, seja ela anotada num pedaço de papel ou guardada nos favoritos de um aplicativo.
O segredo está em perceber a necessidade, os anseios e os sonhos.
Se eu pudesse resumir em uma palavra: conexão.
Num mercado saturado, com ofertas saltando aos olhos em todas as direções, criar uma conexão profunda e direta com o cliente pode ser o detalhe que faz a diferença. Aquele elemento que transforma o comum em especial.
Quando entendemos as pessoas, conseguimos personalizar nossas ideias de acordo com as expectativas exatas de quem as recebe.
Podemos direcionar os pontos-chave de qualquer proposta, com os atrativos certos, atingindo diretamente os anseios e as necessidades de cada cliente ou público.
Feito da maneira correta, isso pode significar redução de custos e aumento significativo dos resultados… para todos os envolvidos.
De forma sequencial, esse processo naturalmente gera outros benefícios, nos colocando em posição cada vez mais favorável no mercado.
E, como consequência, pode gerar fidelização, simplesmente pelo fato de estarmos tão próximos do cliente e de suas expectativas que a relação se torna simples, cômoda e de sucesso natural.
Hoje, integrando o time da Faro Mídia, mesmo em um novo século de IAs e robôs multiplicadores, sigo aplicando a antiga e certeira receita da velha caderneta da vovó:
Cada cliente é único e especial. Trate-o como tal.
Alex Vieira é roteirista da Faro Mídia, publicitário de formação, músico e pai do Giovani.